Jogos, brincadeiras e brinquecos
4229 palavras
17 páginas
FACULDADES INTEGRADAS PAULISTAJuliana Moura Martins
JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
AS VÁRIAS FERRAMENTAS DENTRO DA ESCOLA
SÃO PAULO
2009
Resumo
Quando o assunto é brincar, muitos não entendem bem esse conceito. Interpretam como um conceito fora da educação algo como divertimento e distração para as crianças. Hoje, existem estudiosos no assunto como Piaget e Vigotsky, que explicar que brincar está além do divertimento e distração são vistos como um modo de educar, desenvolver e ensinar as crianças nos aspectos cognitivos, afetivos, corporal e social.
Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância dos jogos, brincadeiras e brinquedos na escola. Sendo dividido em dois capítulos contendo no primeiro o significado dos termos brinquedo, brincadeira e jogos e o que são cada um deles e sua importância. No segundo abordam a importância do lúdico na escola e suas ferramentas, os diferentes tipos de jogos que podem ser trabalhados em sala de aula para desenvolvimento das crianças.
Palavras chaves: Jogos, desenvolvimento, Vigotsky, Piaget.
Introdução
Com a importância do lúdico no desenvolvimento do ser humano e sabendo da rápida passagem da sociedade no atual contexto a ludicidade vem criando espaço, pois cada vez mais se busca o equilíbrio entre a emoção e a razão. O lúdico é um novo conhecimento que esta ganhando força e admiradores na atualidade, porém a educação, por via de atividades lúdicas, propõe uma nova postura e preparação dos profissionais, pois se faz necessário um método para ter-se compreensão e clareza do que se quer alcançar. Portanto, nós futuros pedagogos devemos avançar nosso campo de trabalho e proporcionarmos novos espaços educativos. Vigotsky, Piaget e outros teóricos defende o papel do medidor da interação humana entre sujeitos, onde estes se