Jogos Adaptados
ADAPTADOS
Introdução
A prática regular de um programa de exercícios físicos ou prática esportiva por pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida tem como objetivo proporcionar o lazer e bem-estar para seus praticantes, podendo ser treinada e evoluir consideravelmente até que a pessoa chegue a praticar competições da modalidade em questão. Pode também ser uma forma de recuperação física, mental e até mesmo social.
Vôlei adaptado (para idosos e/ou pessoas com mobilidade reduzida)
Objetivo: fazer a bola cair no chão do outro lado da quadra (pontos) o maior número de vezes num espaço de tempo limitado.
Regras: os participantes serão divididos em duas equipes. Um dos times começa com a bola. Eles jogam a bola entre si de uma até três vezes (a regra de três toques do vôlei convencional) e, diferente do vôlei normal, a seguram para voltar a jogar. Depois, jogam a bola para o time adversário que, por sua vez, deve segurá-la, sem deixar que a mesma caia no chão (lembrando que, se for apenas uma demonstração, os participantes não podem correr atrás da bola, apenas andar para simular uma pessoa com mobilidade reduzida). Caso isto aconteça, é ponto para a equipe que jogou a bola. Vence quem fizer o maior número de pontos.
Observações: adaptar o tamanho e o material da bola de acordo com os participantes, para evitar que ocorram acidentes, batidas muito fortes e até lesões mais graves.
Futebol adaptado (para deficientes visuais)
Este jogo é apenas uma simulação, não foi usado (ainda) com pessoas com deficiência parcial visual ou total.
Objetivo: Fazer o maior número de gols num espaço de tempo limitado.
Regras: Os participantes serão divididos em duas equipes. Dentro dessas equipes, eles se dividirão em duplas e haverá um goleiro por time. Uma pessoa de cada dupla deverá ser vendada (simulando uma pessoa com deficiência visual) e a outra não (será o seu instrutor). Durante o jogo, apenas os jogadores vendados poderão conduzir a