Jogo De Damas
Sem mais embromações, você verá o b-a-ba do jogo de Damas, que é belo em sua real natureza.
I – A HISTÓRIA DO JOGO
Afirmações sobre as origens do jogo de Damas pecam geralmente pela falta de bases históricas sérias. Não faltam exemplos:
“INVENTADO NA GRÉCIA POR PALOMEDES”
“O JOGO DE DAMAS É MÃE DO XADREZ”
“INVENTADO DURANTE O CERCO DE TRÓIA” (MONTEIROS-1591)
“INVENTADO POR MARCO AURÉLIO” (CANALEJAS-1650)
Quantas mais?
Achados arqueológicos mostram jogos de cálculo que datam de há milhares de anos, originários da antiga civilização egípcia e conhecida pelo nome de Senet.
Embora não se tenha documentos que elucidem suas regras, parece guardarem alguma semelhança com o jogo de damas.
Presume-se que alguns destes jogos tenham sido levados para a antiga Grécia e dado origem ao Petia, sobre o qual são encontradas referencias.
A expansão romana deve ter sido um vetor para a divugalgação do Petia grego. Documentos que nos esclarecem com segurança sobre suas regras não foram encontrados, embora a este jogo haja bastantes referências na literatura desse tempo, citando nominalmente campeões e comentado a sua popularidade. Não existem duvidas que ele tenha sido a base do atual jogo de Damas dada a sua semelhança de tabuleiro, movimentos e objetivos.
El Marro (Monteiros-1591).
Beira o ridículo a afirmação que o nome Damas lhe teria sido dado pelo fato de que eram as senhoras, as damas, que o praticavam nos salões da Idade Media.
É tido como cento como certo que o moderno Xadrez deriva do Chatrani, que por sua vez deriva do Chaturanga, cujo berço foi possivelmente a Índia, passando posteriormente à Pérsia.
Tudo leva a crer que estes jogos eram desconhecidos dos romanos.
O encontro do Xadrez e o jogo de Damas devem ter acontecimento por volta do Século IX, NA Europa,