Jogar óleo de cozinha na pia
Um litro de óleo que é despejado na pia pode contaminar até um milhão de litros de água. O óleo e a gordura não se misturam com a água, pois são insolúveis. Ao chegar aos rios, córregos e lagoas, uma camada se forma sobre a água, onde ficam retidos entulhos e lixos. Esse acúmulo dificultará a passagem de luz, evitando a oxigenação da água, levando a morte de diversos seres que ali vivem. Se despejado no solo, haverá a impermeabilização da terra, dificultando a passagem da água da chuva, podendo causar enchentes.
Veja os estragos causados pelo óleo de cozinha despejado no ralo da pia
O consumo de óleo no país é de quinze litros por brasileiro, no ano. Para evitar a contaminação do solo, dos rios, jamais jogue óleo de fritura na pia ou no ralo. Existe uma boa solução para toda esta sujeira: a reciclagem.
Imagens feitas por uma câmera na tubulação de uma Rua de São Paulo mostram os estragos causados pelo óleo de cozinha despejado no ralo da pia.
O óleo quando vai para a galeria de esgoto funciona como uma cola, aí vai juntando tudo. Um fiozinho de cabelo, fio dental, um pedacinho de plástico, tudo isso fica concentrado, forma-se uma massa e acaba entupindo a rede de esgoto.
Todo dia, em pelo menos trinta pontos de São Paulo é feita uma limpeza para retirar o óleo grudado na galeria.
“Chega a ficar realmente entupida e isso pode provocar o que se chama de refluxo, ou seja, o esgoto retornar a residência causando incomodo, mau cheiro, etc.”
Para ter uma visão geral da galeria de esgoto, muitas vezes os funcionários responsáveis pela limpeza têm que recorrer à tecnologia. Uma câmera, conectada a um cabo de fibra ótica, capta imagens que possibilitam verificar a concentração de gordura.
FONTE: “www.g1.com.br” Por outro lado, pode haver o entupimento das tubulações da própria resistência, ou mesmo das galerias e redes de esgotos. Ao entupir as tubulações, é necessário, muitas vezes, o uso de produtos químicos para a sua