JOGANDO E APRENDENDO
RESUMO
O jogo sempre esteve presente na construção do (eu) da criança desde os seus primeiros anos de vida, isto é toda criança tem capacidade de resolver problemas, formular hipóteses e divertir-se com isto. Por que não aprender também? Baseando-se nisto propomos nesse artigo destacar a importância dos jogos na aprendizagem da criança. No decorrer do trabalho serão citados alguns pesquisadores cujos estudos têm certa relevância no assunto abordado.
Palavras - chave: Criança. Jogo. Raciocínio lógico.
2
RESUMO
O presente artigo descreve sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino–aprendizagem. Através da brincadeira a criança exercita todas as suas potencialidades, desenvolvendo seu lado social, motor e cognitivo. Investigaremos as influências positivas que os jogos e as brincadeiras exercem na aprendizagem da criança, sinalizando as concepções de um dos grandes teóricos sobre a aprendizagem infantil: LevSemenovich Vygotsky, que entre outros grandes estudiosos, destaca a necessidade de as atividades lúdicas estarem presentes nas fases do desenvolvimento e da aprendizagem.
Neste sentido, estainvestigação tem por objetivo analisar e discutir o papel das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos como instrumento na construção da aprendizagem da criança . Para tanto, a fundamentação teórica busca a contribuição de diversos autores que tratam do assunto.
Os jogos e brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas estimuladoras, facilitadoras e enriquecedoras que através do lazer e com prazer estimulam satisfatoriamente todo o processo de aprendizagem do indivíduo . Cabe ao professor propiciar através dos recursos adequados às necessidades de sua escola jogos e brincadeiras com intuito de garantir aos alunos um aprendizado eficaz.