Jogabilidade
Laiane Felipe Sampaio
Resumo:
O mundo dos jogos é definido segundo os sonhos dos game designer, coordenando as novas tecnologias e o visual de cores com a psicologia dos jogos, a gestalt dos modos, e a idéia de mundo universo dos jogadores atuais, juntamente com a Inteligência Artificial, presente em jogos não apenas de diversão como de simuladores de casos reais.
Palavras- Chave: Jogo. Game Designer. Gestalt. Jogabilidade.
1. INTRODUÇÃO
1.1 DEFINIÇÃO E CRESCIMENTO DO MUNDO DOS JOGOS
O crescimento contínuo do mercado voltado para os jogos instituiu dentro dos desenvolvedores um novo conceito de seu designer. Criou-se um novo mundo voltado não apenas para a linha do entretenimento, como também para a educação, arte, e mesmo treinos em estágios de simulação. A implementação dos jogos tem um novo formato, os sistemas de computadores tornaram os jogos algo praticamente com vida própria, o objetivo agora não é mais apena o entretenimento, é o desenvolvimento de todo um mundo novo, as estórias contadas nos jogos e os novos sistemas em 2D e 3D mudaram a forma como o usuário vê o jogo, as possibilidades dos designer de jogos são cada vez maiores os Estados Unidos é um dos países que melhor pagam desenvolvedores especializados no mundo dos jogos, no Brasil o crescente avanço dos jogos e conhecedores do jogos de computador tem crescido tanto quanto animes e colsplays. Os complexos sistemas de jogos não são muito diferentes de softwares comuns em seu desenvolvimento, documentação ou mesmo regras de metodologia, o crescimento do mercado tornou o desenvolvimento de jogos algo extremamente profissional. Segundo Crawford (1982):
[...] um jogo é um sistema formal, fechado, que subjetivamente representa um subconjunto da realidade. Por fechado, quer dizer que o jogo é completo e auto-suficiente quanto a sua estrutura. O modelo criado pelo jogo é internamente completo; [...]
Por formal, quer dizer apenas que o jogo tem regras explicitas.