Relações Inter-Áreas em jogos
A maioria dos que estão aqui já devem ter se deparado com um sério problema na hora de construir seu projeto: Relacionar uma área com a outra de maneira harmônica. Quais seriam as áreas que deveriam sempre andar em constante harmonia em um projeto?
Vemos muitos jogos de RPG Maker postados em diversos fóruns, onde não existe um, digamos, equilíbrio entre as áreas do maker. Enquanto temos um sistema de batalha excepcional, o designe do jogo está precário, acarretando visão negativa para o criador do projeto e para o projeto em si. Mas quais são as áreas que deveriam ter maior harmonia entre si para que se gere ótimos resultados? É claro que tudo tem que estar em harmonia, porém existe aquelas áreas que se não possuírem uma boa relação, acaba gerando um péssimo resultado final para o projeto.
Jogabilidade x Gráficos: Para vários jogadores e criadores de jogos de RM, a jogabilidade é algo que deve ser levada a sério e precisa ter um grande diferencial dos demais jogos já criados, mas para se ter um excelente resultado, usar só os gráficos de chars que vem no RTP, pode ser tornar um grande obstáculo para gerar um resultado satisfatório. Ter gráficos variados não só de chars, mas de outros objetos que serão colocados no mapa, abrem um leque de possibilidades para que se possa, por exemplo, fazer um sistema de combos variados utilizando objetos jogados no chão de um mapa. Se colocarmos 2 projetos, um onde será feito com só gráficos do próprio RM, e outro com gráficos do RM, porém com edições e gráficos mais originais, se a pessoa que estiver criando o projeto saber utilizar bem os gráficos que tem, ela terá uma jogabilidade bem melhor, do que tem somente gráficos, podemos dizer, “limitados”.
Jogabilidade x Mapeamento: Ainda falando em jogabilidade, um fator importante para que se crie uma boa jogabilidade, é o mapeamento do jogo. Mapas onde não existem obstáculos para atrapalhar, por exemplo, a fuga do herói uma batalha em um abs,