Joelho
A chave para uma articulação de joelho saldável é a estabilidade da articulação. A configuração óssea, os meniscos, os ligamentos, a cápsula e os músculos que cercam a articulação, produzem a sua estabilidade.
Os ligamentos são os estabilizadores primário para a translação anterior a posterior, articulação vara e valga, e para a rotação interna e externa da articulação do joelho. O ligamento cruzado anterior é a restrição predominante ao deslocamento tibial anterior, pois aceita 75% da força em extensão completa e um adicional de 10% (até 90.°) de flexão. Com esses dados fica evidente que o LCA é o mais exigido no dia a dia de uma pessoa saudável, que pratica esporte por lazer ou profissão.
O joelho é uma articulação sinovial complexa. Na verdade ele possui duas articulações separadas. * A articulação fêmoro-patelar consiste na patela, um osso sesemóide que reside no interior do tendão do músculo anterior da coxa (musculo quadríceps femoral), e na superfície patelar na frente do fêmur, na qual ele desliza. * A articulação femoro-tibial liga o fêmur á tíbia, o principal osso da perna. A articulação é banhada por um fluido sinovial viscoso, que esta contido dentro da membrana sinovial.
LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
O papel do LCA é prevenir o deslizamento anterior excessivo da tíbia em relação ao fêmur
LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR
A lesão deste ligamento é incomum, mas pode ocorrer resultado de uma força de tração traumática do ligamento. Este ligamento previne o deslizamento posterior excessivo da tíbia em relação ao fêmur.
LIGAMENTO PATELAR
Também Chamado de tendão patelar pelo motivo de não existir uma separação definida entre o