Joao paulo ii
Nascido e crescido em Wadowice, a sua infânciaé inevitavelmente marcada pela morte da sua mãe, irmã e irmão. Em 1938 ingressa na Universidade Jagieloniana, estudando poesia e drama.
Como início da Segunda Guerra Mundial, e a invasão nazi da Polónia, Karol vê-se obrigado a trabalhar naquilo que pôde ( operário numa mina, numa fábrica, etc) de forma a não ser deportado para a Alemanha.
Ainda durante a guerra decide tornar-se sacerdote, iniciando assim a sua longa caminhada como sacerdote cristão no seminário clandestino de Cracóvia, encabeçado por Adam Stefan Sapieha, arcebispo desta cidade.
Finda a Guerra, é ordenado parde em 1946, completando de seguida o curso Universitário eno Instituto Angelicum de Roma e vai-se doutorar em Teologia na Universidade Católica de Lublin.
Em 1958, é elevado à posição de Bispo-auxiliar de Cracóvia, tendo apenas 38 anos, o mais novo bispo da Polónia. Em 1964 morre o arcebispo Bakiak e Karol é escolhido para seu substituto.
Em 1962 participa no Concílio do Vaticano, participou ainda em cinco sínodos internacionais de bispos entre 1967 e 1977.
Em 1964 é elevado a Cardeal. Participa no conclave papal que escolhe o Papa João Paulo I, que viria a morrer 33 dias após a sua eleição. Sendo assim, é reunido um novo conclave onde Karol se torna o primeiro papa não italiano em 455 anos, e também um dos mais novos papas da história, tendo apenas 58 anos.
O pontificado de João Paulo II é marcado pelas beatificações, viagens fora de Itália e canonizações. É também marcado pela forte luta contra o comunismo na Europa do Leste ( inclusive na Polónia, seu país natal), um enorme esforço no sentido da aproximação da Igreja com a ciência e filosofia modernas, com os jovens, e também com as outras religiões, uma titude inédita, destacando-se o pedido de desculpas aos judeus, por todo o mal que lhes havia vindo a ser feito ao longo de toda a História, por parte