JO O BATISTA VILANOVA ARTIGAS
O paranaense João Batista Vilanova Artigas foi um dos arquitetos brasileiros mais importantes do século XX. Foi fundador e professor universitário da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, escola cujo prédio ele mesmo projetou.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
FAU-USP (1969)
O prédio da FAU-USP é um exemplar único da materialização de um conceito de escola como um lugar onde todos se reúnem para aprender, ensinar e aprender a ensinar. Isso é ressaltado pelo fato da escola não ter portas, sob uma cobertura única, indicando que o aprendizado é um processo aberto e criativo, e que, dentro do universo coberto da escola, todo momento é um momento do aprender.
A Faculdade é marcada por rampas e um grande espaço livre.
O que mais chama a atenção no projeto do prédio da FAU é a cobertura única e translúcida em grelha estrutural.
“Grelha é uma estrutura reticulada plana submetida a carregamentos perpendiculares ao seu plano. Na construção civil, este tipo de sistema estrutural é composto por um sistema de vigas, perpendiculares ou não entre si, que se interceptam, estando interligadas nos pontos de interseção.”
Outro ponto que considero importante notar que a localização dos espaços propostos, é a continuidade muita Ambiência das áreas designadas para estudos poderia dizer que "é dividida, mas não dividido", parece-me que o ensino arquitetura, tem se a sua diferente para Ateliê onde estudantes de todos os diferentes anos de estudo e curso dos professores orientadores integrar projetos.
João Batista Vilanova Artigas, nascido em 23 de junho de 1915, o curitibano João Batista Vilanova Artigas, ao lado de Frederico Kirchgässner e Lolô Cornelsen, é responsável pelas primeiras manifestações modernistas na arquitetura de Curitiba. Graduou-se engenheiro-arquiteto na Escola Politécnica da USP, Artigas, muito embora tenha atuado principalmente em São Paulo, deixou significativas obras na capital, e