jmyujuj
1190 palavras
5 páginas
Perícia Forense ComputacionalFábio H. H., Juliana Conde Alvarez Pereira
Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá exemploemaildofabio@hotmail.com, juhalvarez.ti@gmail.com
Abstract. This article aims to present the forensic computing as its procedures, goals, and how this technique can gather enough evidence to reassemble a scene from a trusted virtual crime and punish those involved.
Resumo. Este artigo tem como objetivo apresentar a perícia forense computacional assim como seus procedimentos, objetivos, e como essa técnica pode reunir provas suficientes para remontar um cenário fidedigno de um crime virtual e punir os envolvidos.
1. Perícia Forense Computacional
A Ciência Forense iniciou-se em 1910 com o cientista Edmond Locard (1877 – 1966). Ele formulou um princípio que dizia que: “quaisquer que sejam os passos, quaisquer objetos tocados por ele, o que quer que seja que ele deixe, mesmo que inconscientemente, servirá como uma testemunha silenciosa contra ele”[Edmond Locard 2011]
A Forense Computacional foi criada com o objetivo de suprir as necessidades das instituições legais no que se refere à manipulação das novas formas de evidências eletrônicas. Ela é a ciência que estuda a aquisição, preservação, recuperação e análise de dados que estão em formato eletrônico e armazenados em algum tipo de mídia computacional. Ao contrário das outras disciplinas forenses, que produzem resultados interpretativos, a forense computacional pode produzir informações diretas, que por sua vez, podem ser decisivas em um dado caso.
Isso pode ser notado no exemplo muito simples que se segue: no caso de um assassinato, o legista verifica que há traços de pele em baixo das unhas da vítima, isso é interpretado como um indício de que houve luta antes da consumação do crime, contudo não passa de uma interpretação. Já no caso de uma perícia em uma máquina suspeita podem ser conseguidos arquivos incriminadores como diários e agendas. O problema de resolver um mistério