jkkl
O caule dá suporte á planta e conduz a seiva.Ao contrário da raiz, o caule está dividido em nós e entrenós.
O caule das Angiospermas dá suporte ás folhas, frutos e flores e conduz a seiva bruta e seiva elaborada. Alguns caules, quando jovens, também podem fazer fotossíntese. Composto por Gema Terminal, Gemas Laterais, Nós e Entrenós.
A Gema Terminal é um broto localizado no ápice (topo, ponto mais alto) da planta que permite seu crescimento vertical para cima.
A Gemas Laterais são brotos que originam ramos, folhas e flores.
Partes do caule de onde surgem brotos laterais, ramos, folhas ou flores são chamadas de Nós. Os nós podem organiza raízes.
A região entre dois de nós consecutivos recebe o nome do entrenó.
Tipos de caule
Os caules podem ser classificados como subterrâneos, aquáticos ou aéreos. Veja a seguir.
Caules subterrâneos
Caules que se desenvolvem sob o solo são chamados subterrâneos. Podem ser classificados em rizomas, tubérculos ou bulbos.
Rizomas são caules que crescem na direção horizontal, sob a superfície do solo. A bananeira, a espada-de-são-jorge e o gengibre apresentam rizomas.
Alguns caules, chamados tubérculos, acumulam material de reserva para a planta podem ser usados para alimentação humana, como a batata-inglesa.
O bulbo é formados por um caule reduzido. Dele partem folhas modificadas, que protegem uma geme central, e raízes, que fixam a planta ao solo. Alguns bulbos, como a cebola e o alho, são comestíveis.
Caules Aquáticos
Os Caules Aquáticos podem ser flutuantes ou servir para fixar a planta ao substrato.Geralmente são clorofilados e pouco desenvolvidos.
Caules aéreos
A maioria dos caules é aérea, ou seja, cresce acima do solo. Podem ser eretos, trepadores ou rastejantes.
Os caules que crescem perpendicularmente ao solo são chamados eretos, sendo classificados como estipe,cladódio ,colmo, tronco ou haste. O estipe não é ramificado. As folhas saem do topo,