Design
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE VERANÓPOLIS
CURSO DE DESIGN E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ÍTALO ÁVILA LUANA PARIS
FOTOGRAFIA
Veranópolis
2013
ÍTALO ÁVILA LUANA PARIS
FOTOGRAFIA
Trabalho realizado no Núcleo Universitário de Veranópolis, como requisito para a aprovação da Disciplina de Seminários de Pesquisa, nos cursos de Design e Engenharia de Produção.
Orientador: Prof. Valter Rossetto
Veranópolis
2013
PROJETO DE PESQUISA
1 TEMA
Fotografia
2 DELIMITAÇÃO DE TEMA
Fotografia como forma de expressão
3 PROBLEMA
É possível considerar a utilização de imagens digitais como objeto artístico?
4 HIPÓTESES
A fotografia é uma maneira muito recente do que pode ser visto como obra de arte, considerada em partes como um modo de expressão, faz pensar e refletir sobre diversas cenas e realidades, e busca acima de tudo transpassar a barreira da tecnologia no mundo artístico.
5 OBJETIVOS:
Geral:
Demonstrar o laço da fotografia como arte vai desde a sua invenção, à sua aceitação como forma de manifestação artística, à entrada em instituições de arte (museus e galerias) e o mercado que se formou e ainda se forma ao redor destas obras.
Específicos:
Deixar claro que a fotografia herdou da pintura do século XIX a tradicional separação dos gêneros: retrato, paisagem, nu e natureza morta.
Observar que na tentativa de elevar-se à categoria de arte a fotografia abdicava de sua própria identidade. Se a fotografia não era arte, a partir de suas intervenções pictóricas tornava-se arte.
6 JUSTIFICATIVA:
Visando como se aprende no mundo artístico, as artes visuais devem transmitir uma mensagem e para isso se utiliza uma série de elementos como cor, formas, símbolos, etc. A composição, harmônica ou não, desses elementos transmite mensagens e sensações no observador.
Sendo assim é fundamental que se conheça e