jkkhkh

2221 palavras 9 páginas
A pobreza em Portugal

Nome: Rita Lopes; 2578
Rita Oliveira; 2688
Raquel Da Costa; 2630
Turma: 2ºTAP

Índice:

O que é a pobreza? 3
A pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente: 4
A pobreza em Portugal 5
As categorias mais vulneráveis à pobreza em Portugal são as seguintes: 7

O que é a pobreza?

A pobreza é uma situação social e económica caracterizada por uma carência marcada na satisfação das necessidades básicas. As circunstâncias para especificar a qualidade de vida e determinar-se um grupo em particular se cataloga como pobre tem o costume de ser o acesso a recursos como educação, moradia, água potável, assistência médica, etc. Mesmo assim, é costume que se considerem como importantes para efetuar esta classificação às circunstâncias de trabalhos e nível de recursos.
A variedade de elementos citada faz com que a tarefa de medir a pobreza seja regida por diversos parâmetros. Sabe-se que existem dois critérios: o chamado “pobreza absoluta” que se enfatiza nas dificuldades para alcançar níveis mínimos de qualidade de vida (nutrição, saúde, etc.) e o chamado “pobreza relativa”, que se enfatiza na ausência de recursos para a satisfação das necessidades básicas, seja em parte ou em sua totalidade.
Na atualidade, as pessoas mais afetadas pelo flagelo da pobreza correspondem ao sexo feminino, registando neste grupo o maior número de mortes por fome.

A pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente:

Carência a nível da alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais.

Falta de recursos económicos; nomeadamente a carência de rendimento ou riqueza ( não necessariamente apenas em termos monetários). As medições do nível económico são baseadas em níveis de suficiência de recursos ou em "rendimento relativo". A União Europeia, nomeadamente, identifica a pobreza em termos de "distância económica"

Relacionados