jkjkj
Devido a esta preocupação empírica a Escola de Chicago foi a que mais contribuiu para abrir caminho para outras correntes teóricas como a fenomenologia e a etnometodologia.O empirismo que marca a abordagem da Escola que transforma a cidade de Chicago em um "laboratório social" resulta do interesse de buscar soluções concretas para uma cidade caótica marcada por um intenso processo de industrialização e de urbanização, que ocorre na virada do século XIX para o XX.
Foi ela também que além de fazer uso de pesquisas quantitativas, atuou para o desenvolvimento das pesquisas qualitativas na Sociologia, ou seja, começou-se a pesquisar com a utilização científica de documentos pessoais, como por exemplo, cartas e diários, com a exploração de diversas fontes documentárias e com o desenvolvimento do trabalho de campo nas cidades urbanas.
Os principais intelectuais e/ou pesquisadores da escola de Chicago foram Robert Park, Ernest Burgess, Louis Wirth; basearam seus estudos nas seguintes teorias: Desorganização social: decréscimo da influência das regras sociais de comportamento sobre os membros individuais do grupo. Ecologia humana: A luta pela existência entre as espécies na sua relação com o meio ambiente. A ordem ecológica da cidade apresentando-se como o resultado de uma série de processos de interação: competição, conflito, adaptação e assimilação. A cidade crescendo em círculos concêntricos.E é claro o próprio Howard Becker e seus estudos sobre os outsiders etc.