jkifh.
1023 palavras
5 páginas
CULTURAS DE URBANISMO E MOBILIDADEPlaneamento Habitacional
1- Devem em primeiro escolher um lugar que vos seja familiar (localidade, onde cresceram, onde vivem atualmente, terra dos pais ou avós).
2- Depois devem desenvolver os critérios de qualidade no Planeamento Habitacional:
- Equipamentos culturais de suporte à habitação: espaços verdes, zonas de lazer, espaços de interação cultural (Instituições, Museus e Arquivos)
- A cultura artística e seu impacto nas sociedades.
- A importância da Literatura na consolidação do património cultural e artístico de um povo.
- Influência dos equipamentos culturais no ordenamento e coesão territorial.
- Arquitetura tradicional e sistemas construtivos
- Ambientes rurais e urbanos
- A memória dos lugares e a epifania dos espaços
- Traços Arquitetónicos distintivos: integração e ruptura paisagística
http://expresso.sapo.pt/grafico-animado-casas-tradicionais-portuguesas=f501518
A MINHA TERRA
Atendendo à realidade de uma infância rica de grandes e pequenas histórias, eu não posso deixar de ânimo leve de referenciar a minha terra Natal, uma pequena aldeia do concelho de Sintra da freguesia de Pêro Pinheiro, denominada Fação. Não vou falar dos meus pais porque esses, mal tinham tempo para descansar. Minhas tias, solteironas, foram sem duvida a minha referência do meu crescimento, me encheram de mimos de apaparicos, contaram-me histórias do arco da velha, de bruxos de princesas encantadas, de desgraçados que encontraram tesouros e ficaram ricos para sempre, do centauro enfeitiçado que nas noites de lua cheia dava a voltas às sete freguesias prolongaram-se no tempo, por isso serviram para eu as contar repetidas vezes, aos meus boquiabertos filhos com outros contornos. Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto, fui crescendo e aprendendo, entre as vacas leiteiras os perus, criados a restos da horta, para perderem a cabeça no cepo no Natal depois de estarem