Jjjjj
Instituto de Física
Docente: Dr. Lauro Maia
Discentes: Thiago da Silva Rosa Luciano Dias dos Santos Guedes Cássio Fernandes da Rocha
ABSORÇÃO DE ELÉTRONS, LEI DA DISTÂNCIA E ABSORÇÃO DE RAIOS GAMA
Resumo
Como o ambiente já possui uma radiação que não pode ser desprezada, portanto, deve-se medi-la para reduzir os erros durante as analises dos dados obtidos. A radiação de fundo foi medida durante um intervalo de 10 minutos. Com uma fonte de Criptônio, passamos a segunda parte do experimento, onde medimos a emissão de elétrons proveniente desta mesma fonte e como ela se comporta ao atravessar folhas de papel branco, que foram colocadas entre a fonte e o detector. Com os dados obtidos, traremos alguns gráficos e calcularemos o coeficiente de atenuação do papel. Com uma fonte de cobalto-60, que emite raios gama, foi analisado a lei da distância, onde a fonte deve ser mantida em uma posição constante e logo depois afastar o detector e medir a contagem, afim de analisar a lei da distância. Analisamos também como se comportava a absorção dos raios gamas com três diferentes materiais (acrílico, alumínio e chumbo). Para assim calcular os coeficientes de atenuação dos materiais utilizados.
1) Introdução e Objetivo
O espectro eletromagnético, apresenta uma faixa extensa, apresentando radiações como ondas de rádio, visível, ultravioleta, infravermelho, raios gama, raios x, etc. Pode ser verificado que no nucleio atômico de um elemento radioativo pode observar algumas radiações, sendo as partículas alfa () e beta () e os raios gama (γ). A interação destas partículas e do raio gama com a matéria, sendo utilizadas em diversas áreas, trazendo inovações tecnológicas ao seres humanos, assim como causando pavor e catástrofes em alguns casos.
Os raios gama, ao atingir um determinado material, o alcança com uma intensidade , ao longo de sua interação com o absorvedor de espessura x, são absorvidos emergindo deste,