Jjj
Mendonça Furtado
Chuva Ácida
Docente: Celeste Facote
Trabalho Efectuado por:
- Augusto do Carmo nº7
- Gonçalo Santos nº12
- Inês Libório nº13
Tópicos a Apresentar:
- Introdução ……………………………... 4
- Como é formada a chuva ácida ? ……. 5,6
- O que é a chuva ácida ? ……………..… 7
- Efeitos da chuva ácida ………………. 8,9,10
- A Chuva Ácida evita-se ? ……. ………..11
- Tecnologia, Ciência e Sociedade ……. ...12
- Conclusão …… ………………………...13
- Bibliografia …… ……………………….14
Introdução
Com este trabalho iremos abordar com profundidade vários temas relacionados com a chuva ácida, nomeadamente o que é, como se forma e se é possível de evitar.
Como se forma :
Os combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo , possuem impurezas de enxofre. Na queima desses combustíveis, além da libertação do gás carbónico e do vapor de água, há também a libertação de gás de enxofre. Esse gás é o dióxido de enxofre que se combina com o oxigénio da atmosfera produzindo trióxido de enxofre. Essa substância junta-se com a água da chuva e produz ácido sulfúrico.
…
A atmosfera é formada por oxigénio, nitrogénio e outros gases. Na reacção química e de inflamação da gasolina e do óleo a partir do oxigénio do ar, ocorre também a combustão do nitrogénio, produzindo monóxido de nitrogénio. Esse combina-se com o oxigénio do ar, formando um outro gás: dióxido de nitrogénio. O dióxido de nitrogénio junta-se com a água da chuva formando dois ácidos, o ácido nítrico e o ácido nitroso. Esses dois ácidos e o ácido sulfúrico são responsáveis pelo fenómeno conhecido como Chuva Ácida.
O que é ?
A chuva ácida é a precipitação, contaminada, acidificada, que contem ácido nítrico e sulfúrico, que cai sob a forma de neve, granizo e chuva.
A chuva é considerada ácida quando o seu pH é menor que 5.
Os casos mais graves observados indicaram chuvas com pH 2,5.
O pH de uma chuva que não é ácida é menor que 6.
Efeitos da chuva ácida:
Efeitos nas florestas :
Investigadores, ou