Clima Quente E Seco
Os árabes criaram antes do século X, as medinas uma estrutura urbana padrão que reduz em vários graus a temperatura externa em climas quentes e secos, como os do norte da África e da península Arábica.
Para isso, aplicaram alguns princípios elementares da física, tais como os efeitos Venturi e Bernoulli e o efeito chaminé. Assim criaram na escala da cidade, sistemas eficientes de circulação de ar que reduzem a temperatura em até cinco graus. Este efeito se consegue combinando uma trama urbana de ruas estreitas e sombreadas, com uma arquitetura de casas construídas em torno de um pátio, com paredes largas de materiais de grande inércia térmica.
Cidade de Fez clima quente e seco Em clima quente e seco a arquitetura deve estar preparada para enfrentar o rigor climático, usando materiais de grande capacidade térmica ( barro pedra) e envoltória externa pesada de modo que o calor seja retardado e conservado para as horas mais frias, quando necessário. O arranjo urbano deve ser compacto. Cidade de Fez
Os Pueblos
No Sudoeste dos EUA desenvolveu desde o século VI, uma civilização Índia, conhecida por Pueblos, distribuída pelos atuais Estado do Novo México, Arizona e Colorado. Os Pueblos eram construções justapostas onde nos pontos mais altos chegam a ter mais de cinco avimentos. Dentre eles destacam-se o Taos Pueblo, ainda existente e explorado turisticamente pelos Índios, e o Pueblo Bonito.
O Pueblo Bonito se destaca pela sua forma semicircular e escalonada, voltada para o sul, orientação que de acordo com a latitude local e hemisfério, permite a incidência do sol de inverno, favorecendo ao máximo a insolação das unidades habitacionais nesta época. A implantação junto a uma encosta no lado norte, faz com que seja reduzida a insolação de verão e a incidência dos ventos frios de inverno vindos do norte.
Bibliografia