jjhjh
658 palavras
3 páginas
UnisaASPECTOS TOXICOLÓGICOS DO CHUMBO
Andre Rabelo
[17-09-2014]
A toxicologia faz parte da área de conhecimento que destaca a problemática dos metais pesados e, dentre estes, o chumbo, que é um contaminante comum do ambiente, devido à sua ocorrência natural e emprego em diversos setores industriais. Uma intoxicação por chumbo ou compostos que contenham este metal pode gerar graves danos à saúde e até mesmo causar a morte.
A absorção do chumbo depende da concentração e do tempo de exposição ao metal, além dos fatores relacionados ao indivíduo, como idade e estados fisiológicos. Depois de absorvido, o metal apresenta no sangue, uma meia vida de 1 a 2 meses sendo posteriormente excretado principalmente através das fezes e da urina. Do sangue ele distribui-se inicialmente nos tecidos moles e com o tempo depositam-se nos ossos, dentes e cabelo.
Em vários países estão sendo implementadas com intensa participação de órgãos ambientais e da saúde pública, medidas de controle das fontes de poluição pelo chumbo. Mas infelizmente no Brasil, falta dados sobre a real exposição da população a contaminação pelo metal, pois as estatísticas demonstram apenas uma parcela do problema, geralmente não considerando a intoxicação subclínica. Em virtude disso, tornam-se relevantes, estudos que forneçam informações, à cerca do tema, para servirem de subsídio aos órgãos de saúde pública e meio ambiente em suas ações de controle.
A contaminação ambiental pelo chumbo ocorre principalmente em função do seu emprego industrial. Em virtude das diferentes formas de utilização do metal e do grande número de fatores influenciadores.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o chumbo é um dos elementos químicos mais perigosos à saúde humana Dentre os vários compostos onde o chumbo está presente, destacam-se dois grupos tóxicos importantes.
Chumbo Inorgânico: a intoxicação por este grupo ocorre principalmente através da via respiratória e digestiva
Chumbo Orgânico: a