jhow ruskin

442 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho se trata sobre o pré-urbanismo culturalista mais especificadamente sobre John Ruskin.
John Ruskin foi considerado um dos maiores escritores da era vitoriana. Foi conhecido pelas suas facetas de artista, poeta,filosofo,critico da arte, ambientalista. Todos estes facetes e outros trabalhos, fizeram de Ruskin uma das figuras mais marcantes e influentes do século XIX, tanto que hoje já existem mais de 50 estudos sobre ele.
JOHN RUSKIN
Ruskin Nasceu em Londres em 1819, filho de uma família rica comerciante de vinhos. Seu pensamento vincula-se ao romantismo (Movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII). Em 1835 Ruskin viajou a Itália e nesse período foi onde ele se inspirou e escreveu seu livro tão conhecido- “As pedras de Veneza” - entre 1851 e 1853, em três volumes.
Para Ruskin a arquitetura gótica era digna de estudo, pois ela confessava a incapacidade dos homens, buscando na natureza uma forma de expressar a majestade de Deus.
A sua postura defensiva da ornamentação e do trabalho artesanal fez com que Ruskin fosse uns dos idealizadores do movimento Arts and Crafts, no século XIX, Inglaterra.
(Arts and Crafts: foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista.).
Em 1850 Ruskin se aproximou de artistas chamados pré-rafaelitas, tornando-se a principal base a favor desse movimento, que viria assumir grandes proporções na Inglaterra.
Ruskin com seu pensamento vinculado ao romantismo tinha uma grande admiração ao medievalismo e uma cidade em que ele cita muito aonde a muito dessa arquitetura medieval, é a cidade de Edimburgo (uma cidade, capital e subdivisão da Escócia, no Reino Unido).
Segundo Ruskin, a melhor forma de destruir um monumento é restaurá-lo. “A restauração se presta com perfeição à manipulação de

Relacionados