jhgfdsrftyghjk

568 palavras 3 páginas
BICHO DE PÉ
A doença bicho de pé é uma doença de pele causada por uma pulga fêmea chamada de tunga penetrans que tem origem do porco,e penetra na pele do paciente, para alimentar-se de sangue e pode se proliferar colocando ovos dentro da corrente sanguínea com isso causa o inchaço da região afetada, podendo reproduzir até 200 ovos no período de 10 dias quando está introduzida na pele.. O bicho de pé pode afetar qualquer área do corpo, mas penetra principalmente na sola dos pés, entre os dedos e sob as unhas. Geralmente atinge as pessoas no verão, quando ficam descalças nas praias. A pulga penetra na pele quando o indivíduo fica descalço na areia, na água suja, ou no chão por onde passam cães e gatos.

COMO SE ADQUIRE
O contato com a pulga acontece quando o paciente está em local onda a pulga e a doença tem condições favoráveis de contagio, como regiões de clima quente e na maioria dos casos, regiões rurais, mas vale lembrar que a pulga também pode se instalar nas pessoas que freqüentam e convivem em ambientes urbanos.
Regiões de praia e rurais são as preferidas da pulga, que se alojam no chão e com isso o contato com os pés é muito mais fácil e a pulga consegue com facilidade invadir a pele e se instalar para se alimentar do sangue e pôr ovos. Geralmente pessoas descalças na areia, na água suja, ou no chão por onde passam cães e gatos,tem mais facilidade de pegar a doença.
SINTOMAS
Após a penetração da pulga na pele, o paciente sentirá dores e muita coceira na região em que foi afetado pela doença do bicho de pé. A região também fica inchada e forma uma bola em cor escura sobre a parte afetada, causando um desconforto que impede o paciente inclusive de colocar calçados, pois além do inchaço, a região afetada fará com que o paciente sinta dores desconfortáveis, que o impede de caminhar, correr e etc.

Para o controle e prevenção desta moléstia, é necessário o empenho de gestores públicos com relação à aplicação de ações de controle e monitoramento

Relacionados