Jhgfdgfds
906 palavras
4 páginas
Universidade FeevaleInstituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA
Curso de Publicidade e Propaganda
Pesquisa em Publicidade e Propaganda | 2012/01
Prof. Me. Luis Henrique Rauber
luishenrique@feevale.br
ATIVIDADE 01: ESTUDO DE CASO SONY
Símbolo de luxo, Sony almeja classe C
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 09:27 hs.
16/06/2011 - Estratégia: Companhia japonesa começa a lançar produtos desenvolvidos especificamente para o país
Gustavo Brigatto - De São Paulo
Nos últimos dois anos, uma mudança começou a ganhar fôlego na subsidiária brasileira da Sony. Acostumada a vender produtos para consumidores das classes A e B, a companhia passou a pesquisar os hábitos de consumo das classes C e D. No período, cerca de 50 pesquisadores e engenheiros japoneses vieram ao país para estudar os gostos e o estilo de vida da chamada nova classe média brasileira.
O interesse da companhia tem um motivo muito simples: assim como em outros segmentos da economia, os consumidores das classes C e D vão ganhar relevância cada vez maior nas compras de eletrônicos no país. Entre 2010 e 2014, a estimativa da Sony é de que a participação passe dos atuais 63% para 72% do mercado total. A fatia das classes mais abastadas, por sua vez, terá uma queda de 37% para 28% do total no período.
Segundo Ryuji Tsutsui, presidente da Sony no Brasil, a estratégia de atuar com mais força na classe C não significa que a empresa fará cortes nos preços de seus produtos. "Não vale a pena reduzir o preço de uma vez para aumentar as vendas", disse o executivo, ontem, durante evento em São Paulo para apresentar o novo posicionamento da companhia e os produtos para 2011.
De acordo com Carlos Paschoal, gerente de comunicação, marketing e inovação da Sony, a estratégia é usar as informações coletadas pelas pesquisas de campo para desenvolver produtos que atendam às demandas específicas dos consumidores da classe C. Entre os equipamentos