Jetulio Vargas
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEAC
Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal – Modalidade à Distância
Aluno: Hermelindo Vieira de Barros Junior
Turma: "B " Polo Olha D'água das Flores
Disciplina: Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
Tutor: Djalma Nestor Messias
Paralelo entre os governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, no que se refere às estratégias de desenvolvimento:
Os Governos Vargas e Kubitschek foram marcados pelo nacionalismo, um fenômeno fundamentalmente histórico-social que busca assegurar o desenvolvimento da nação.
Analisando a ideia de desenvolvimento nos planos de Vargas e Kubitschek, verifica-se, superficialmente, que o governo Kubitschek considerou a problemática do desenvolvimento nos mesmos termos que o governo Vargas, uma vez que ambos imaginavam a industrialização como a forma de superar o subdesenvolvimento, ou seja, ambos acreditavam que a ideia de progresso da nação estava diretamente ligada a ideia de industrialização.
Entretanto, há uma notável divergência na concepção do desenvolvimento econômico de Vargas para Kubitschek. Para Getúlio Vargas, toda a ideia de desenvolvimento econômico estava relacionada à ideia de independência econômica nacional. No entanto, o conceito de industrialização, para Juscelino Kubitschek, não considera a ideia de autonomia, estando essa em segundo plano.
Para Getúlio Vargas, para que a dependência fosse superada, deveria haver a nacionalização das decisões acerca da política econômica. Em resumo, para ele, o caminho mais curto para a criação de um capitalismo nacional seria a industrialização. Enquanto Juscelino Kubitschek buscava realizar o desenvolvimento econômico por meio de uma reelaboração das condições de dependência, o que se resume numa mudança da orientação e da ideia de política econômica