JesuítaS
Elementos como a dança, a música, a dramatização e o canto, presentes tanto na cultura indígena, quanto na cultura portuguesa, eram estratégias lúdicas, utilizadas pelos jesuítas para educar, catequizar e conquistar.
Porém a música não apenas os aproxima; na verdade, parece integrá-los a toda a humanidade. A criação musical, a fabricação dos instrumentos e o ensino da música aparecem diversas vezes ao longo da história. Na maioria delas são os jesuítas que ensinam os indígenas a tocar seus instrumentos e a cantar da "sua" maneira. A música é o ponto de aproximação, mas também de aprendizado da cultura. Aprendizado, para os índios, da cultura e dos valores dos brancos e jesuítas. Não aparecem padres tocando ou aprendendo melodias com os índios. O que vemos o tempo todo é exatamente o inverso. Uma das imagens finais de A Missão é um violino e um castiçal embaixo d’água, depois da dizimação da Missão de São Miguel pelos portugueses, que enfrentam a resistência e a permanência dos jesuítas. Os dois objetos são emblemáticos da missão jesuíta, a qual, além de catequizar os índios com o objetivo de expandir a fé católica, inclui neles os valores da cultura européia.
2) Que atividades eram praticadas nas missões?
O objetivo dos jesuítas era propagar a fé cristã, catequizando os índios; que aprendiam suas línguas, criavam escolas e desenvolviam as artes, especialmente a música e o teatro. É interessante pensar no papel dos jesuítas na colonização brasileira, por exemplo. Eles construíram estradas, atuaram no ensino, nas artes, na medicina, na agricultura.
Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares. Eles viviam do cultivo da terra, se