Jesus nos quatro evangelhos
Os Evangelhos são um gênero de literatura do cristianismo primitivo que contam a vida de Jesus, a fim de preservar seus ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus. O desenvolvimento do Cânon do Novo testamento deixou quatro Evangelhos Canônicos, que são aceitos como os únicos Evangelhos autênticos para a maioria dos Cristãos.
Os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João são chamados Evangelhos canônicos por serem os únicos que o cristianismo primitivo admitiu como legítimos e hoje integram o Novo testamento da bíblia, sendo também os únicos pelos grupos que sucederam (como os Evangélicos).
O Evangelho de Mateus foi escrito para convencer os Judeus de que Jesus era mesmo o Messias que estava por vir, por isso enfatiza o Antigo Testamento e as profecias a respeito desse ungido. O Evangelho de Marcos (discípulo de Pedro) foi escrito para Evangelizar principalmente os romanos, e relata somente quatro das parábolas de Jesus, enfatizado principalmente as ações de Jesus. O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios (não-judeus), enfatizado a misericórdia de Deus através da Salvação por Jesus Cristo, principalmente para os pobres e humildes de coração. O Evangelho de Lucas conta que aos 12 anos Jesus viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar o pessach, a páscoa judaica. Quando José e Maria retornavam a Nazaré, perceberam que Jesus não estava com eles. Procuraram durante 3 dias e o encontraram no templo, onde discutia religião com os sacerdotes. “E todos que o ouviam se admiravam com sua inteligência”. Essa é a única referencia á juventude de Jesus.
Jesus só volta a aparecer nas escrituras, por volta de 30 anos, quando foi batizado no rio Jordão por João Batista,quando reuniu seus apóstolos, nas pregações entre as massas de Jerusalém e da Galiléia, além do julgamento, morte e ressurreição em Jerusalém. O último Evangelho, é o de João, foi escrito para doutrinar as parábolas de Jesus (afinal, as parábolas já eram