PROJETO MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA
Educar para uma vida sustentável é um trabalho que começa quando as crianças são ainda pequenas. Afinal, se já sabemos que desde o nascimento elas vão construindo aprendizagens, é importante garantir-lhes o acesso a conhecimentos sobre como respeitar a vida e desenvolver uma consciência ambiental. A escola , portanto, é um espaço privilegiado para auxiliar as crianças em sua formação como sujeitos responsáveis do ponto de vista sócio-ambiental, uma vez que valores, atitudes, comportamentos e habilidades adquiridas nesse período podem ter impacto duradouro na vida.
O desenvolvimento sustentável requer pessoas capazes não só de pensar criticamente sobre questões que são tidas como certas, mas também de encontrar soluções criativas e alternativas às práticas insustentáveis que tendem a dominar o presente.
OBJETIVOS GERAIS
O documento da UNESCO recomenda enfaticamente que o potencial das pedagogias da primeira infância seja reconhecido e explorado plenamente , utilizando-se uma abordagem interdisciplinar de trabalho baseados em temas ou projetos, assim como a abordagem centrada na criança, no envolvimento dos pais e da comunidade e na ênfase à aprendizagem global, considerando que as crianças aprendem com a mente e corpo, usando diferentes linguagens para dar sentido ao mundo, expressar-se e comuicar-se. Baseado nisso, porque não estender esse aprendizado ao ensino fundamental? Podemos incluir no currículo: contextos sensíveis e contextos culturalmente relevantes; contextos que promovam atitudes de cuidado e empatia para com o ambiente natural e com as pessoas que vivem em outras partes do mundo; aprendizagem acerca da diversidade; aprendizagem de questões de gênero e igualdade de direitos, oportunidades e responsabilidades de meninos e meninas; aprendizagens de habilidades básicas da vida; aprendizagem para a sustentabilidade através do conceito de aprendizagem para a vida; atividades que