Jeremias
Jeremias , é um dos nove personagens chamados Jeremias encontrados na Tanakh (Bíblia Hebraica) que corresponde ao Antigo Testamento nas Bíblias Cristãs, sendo que esse nome é empregado 158 vezes na Bíblia1 . O significado do nome é incerto, existindo várias interpretações: "Yahweh exalta/eleva", "Yahweh é sublime" ou "Yahweh abre/faz nascer"2 , sendo mais usada a leitura "Yaweh exalta/eleva"3 .
O nome do seu pai era Hilquias(ou Helcias), um dos sacerdotes de Anatote, no território de Benjamim, a cinco quilômetros a nordeste do Monte do Templo em Jerusalém. (Jr 1:1).
Embora de família sacerdotal, está ligado às tradições proféticas do Norte, principalmente a Oséias2 , e não às tradições do sacerdócio e da corte de Jerusalém. Como Miquéias, ele pertence ao mundo camponês. De maneira crítica, ele traz consigo a visão dos camponeses sobre a situação do país4 .
É considerado o autor de dois dos livros da Bíblia:
Livro de Jeremias
Livro das Lamentações
História
O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo
De acordo com alguns autores, o pai de Jeremias, Hilquias, não era Hilquias, da linhagem de Eleazar, provavelmente era da linhagem de Itamar e possivelmente descendeu de Abiatar, chefe dos levitas em Jerusalém na época do rei David, que foi desterrado para Anatote por Salomão 1Rs2:26-27 . O autor árabe Abul Faraj , porém, defendia que Jeremias fosse filho do sumo sacerdote Hilquias.
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta. Acredita-se que tenha sido ele o autor do livro que leva seu nome e possivelmente os dois livros de Reis (tenha escrito adicionando-lhe relativos dados por Natã e Gade ( I Crônicas 29:29) e outros escritores. É a história dos reis de Judá e Israel, desde Davi até Acabe e Jeosafá, num período de 118 a 125 anos), abrangendo a história de ambos os reinos (Judá e Israel) desde o ponto em que os livros de