Jean Tirole
Prémio Nobel de Ciências Económicas
António Júlio Mesquita Fernandes
Índice
Introdução
3
Jean Tirole
4
Jean Tirole
Jean Tirole nasceu em Troyes a 9 de Agosto de 1953. Este economista de nacionalidade Francesa, é um dos economistas mais preponderantes dos nossos tempos, mas a sua história, é já longa, desde que começou a sua carreira académica no começo dos anos 80.
Não podemos relacionar Tirole apenas com uma área da economia, pois o seu campo de interesse é no mínimo vasto, que vai desde a organização industrial, à teoria dos jogos, macroeconomia e teoria das organizações. Apesar dos muitos campos de estudo, Tirole foca-se essencialmente na organização industrial, no subcampo da regulação de mercados. Tirole foi galardoado com o prémio nobel precisamente sobre pela sua contribuição na dificuldade do governo em regular mercados de pouca ou nenhuma concorrência.
O trabalho do Francês foi elogiado pela sua tentativa de “attempts to tame powerful firms” (citando o comité que o condecorou no passado dia treze de Outubro de
2014), ou seja, Tirole chama a atenção para a necessidade de concorrência nos setores regulados da economia, setores esses em que a competição entre firmas é pequena ou mesmo nula. Isso traduz-se claro está, ou em serviços deficitários ou caros demais, ou até mesmo ambos. Por isso mesmo o regulador tem o papel de disciplinador no comportamento das firmas a fim de evitar uma posição de claro domínio.
Temos que referir que esta “análise é normativa, pois nada garante que o regulador fará de forma correta o seu trabalho.” Tirole deu uma contribuição essencial na área de regulação com informação assimétrica. Traduzindo isso para linguagem mais simples, podemos dizer que regulação com informação assimétrica é quando possuímos informação que outra parte não possui mas que gostaria. Neste caso concreto de regulação, as partes eram as agências reguladoras e as firmas reguladas. Estamos a falar sobre “estrutura de custos das firmas, uma