Jean Jacques Rousseau
Jean Jacques Rousseau, nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra, na Suíça e morreu em 2 de julho de 1778, aos 66 anos de idade em Ermenoville na França. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa em 1789.
Rousseau não conheceu sua mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado por uma tia e pelo pai, um relojoeiro, até os 10 anos de idade, pois veio a falecer, depois passou a ser criado por um tio. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia. No ano de 1762, ele começou a ser perseguido na França, por suas obras terem sido consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos, refugiou-se na cidade de Neuchêtel na Suiça. Em 1765 foi morar na Inglaterra a convite do filósofo Davide Hume. De volta à França, ele casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767.
Rousseau escreveu sobre estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua principal obra é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a idéia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a desagregação. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização. Outras importantes obras são: Discurso sobre as Ciências e as Artes, Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens, Emílio ou a Educação, Os Devaneios de um Caminhante Solitário, entre outras obras.
Seu método de ensino, era o de retardar o crescimento intelectual, ele demandava a criança demonstrar seus próprios interesses em um assunto e fazer suas próprias perguntas, no estágio da puberdade, no entanto, a sensibilidade do jovem deveria ser educada. O adolescente aceitaria com confiança um comentário livre e recíproco de amizade com seu mestre, que poderia então ajuda-lo a descobrir as alegrias da religião e as dificuldades de lidar com a