Jean-Jacques Rousseau
Rousseau acreditava que o soberano, deveria dirigir o Estado de acordo com o bem comum do povo. Somente com bases democráticas, seria possível a igualdade jurídica
Rousseau acreditava no homem primitivo (é o homem no principio de tudo, o homem antes de qualquer experiência) como um ser bom. A essência de sua filosofia, estava na crença da generosidade do homem natural. Sendo assim, o homem só se converte ao egoísmo e individualismo, porque o meio o corrompe e ele passa a ser dominado pela natureza a sua volta.
a democracia direta ou participativa, mantida por meio de assembleias frequentes de todos os cidadãos.
É CORRETO DIZER QUE A OBRA DE ROUSSEAU “O CONTRATO SOCIAL” INSPIROU IDEAIS DA REVOLUÇÃO FRANCESA? Sim, especificamente os jacobinos que lutavam pela libertação da desigualdade em prol de uma sociedade justa e igualitária,e que de fato fosse dirigida a favor do bem comum do povo.
A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.
Rosseau percebeu que a busca pelo bem-estar seria o único móvel das ações humanas e, da mesma, em determinados momentos o interesse comum poderia fazer o indivíduo contar com a assistência de seus semelhantes. Por outro lado, em outros momentos, a concorrência faria com que todos desconfiassem de todos. Dessa forma, nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos. Se por um lado a vontade individual diria respeito à vontade particular, a vontade do cidadão (daquele que vive em sociedade e tem consciência disso) deveria ser coletiva, deveria haver um interesse no bem comum.
Este pensador acreditava que seria preciso instituir a justiça e a paz para submeter igualmente o