Jean-Jacques Rousseau e o contrato social
1) Justifique com suas palavras o contrato social discutido por Rousseau.
Resposta: Como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.
2) Comente o trecho abaixo:"Abdicarem os Homens de suas liberdades individuais e naturais para imergirem no seio do convencionalismo contratual somente sob a condição de que o contrato social garanta a continuidade do estado de natureza, ou seja, do estado de liberdade"(p.291).
Resposta: É o tal do viver em sociedade, ou seja, abdicar o individualismo para viver na coletividade, voltados para o bem comum. O fundamental é o interesse voltado para o todo e não para um.
3) Você concorda que a noção de contrato social está governada pela ideia de bem comum? Justifique.
Resposta: Sim. Rosseau percebeu que a busca pelo bem-estar seria o único móvel das ações humanas e, da mesma, em determinados momentos o interesse comum poderia fazer o indivíduo contar com a assistência de seus semelhantes. Por outro lado, em outros momentos, a concorrência faria com que todos desconfiassem de todos. Dessa forma, nesse contrato social seria preciso definir a questão da igualdade entre todos, do comprometimento entre todos. Se por um lado a vontade individual diria respeito à vontade particular, a vontade do cidadão (daquele que vive em sociedade e tem consciência disso) deveria ser coletiva, deveria haver um interesse no bem comum.
4) Se o contrato social representa a chave para a conservação do homem, ele pode também aprisionar o homem à sociedade civil?
Resposta: Acredito que sim, pois viver em sociedade é se moldar e ser influenciada por ela. Como ser livre assim? Não podemos agir por nós mesmos e sim para os olhos da sociedade, pois determinadas situações tidas pela