Jean brunhes – geografia humana
Departamento de Ciências Agrarias e Ambientais – DCAA
Jean Brunhes – Geografia Humana
Jean Brunhes – Geografia Humana
Trabalho apresentado ao professor Celbo, da disciplina História do pensamento Geografico – HPG, da turma 1º Semestre do Curso de Geografia
UESC – Rodovia Ilhéus – Itabuna
Km 16 Bahia 05-07-2012
Introdução
São grandes os desafios da Geografia e este trabalho baseia na leitura e analise sobre Geografia Humana, por Jean Brunhes ou outros autores que seguem e compartilham essa geografia.
O presente artigo delineia-se a partir da importante contribuição do geógrafo para da importante contribuição do geografo para a disciplina e mostrando desde ascendência até os dias de hoje na concepção geográfica.
Onde a “Geografia Humana é o trabalho de cunho sistemático no qual antecipa todo o debate ambiental atual, desde o problema do desmatamento ao da água, em suas vinculações com o processo de formação do espaço” (MOREIRA, Ruy, 2009, pag. 75)
Jean Brunhes – Geografia Humana
Resumo – O artigo aborda conhecimento de Jean Brunhes que, no entanto é o mais conhecido por Geografia Humana e destaca a concepção de vários autores humanistas, onde deixa suas propostas sobre Geografia Humana. A partir de uma visão humanística discute a geografia procurando valorizar a experiência do individuo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relação dos seus lugares.
Palavra-chave: Geografia Humana, contribuições para geografia, relações homem-natureza, corrente teórica.
Contexto histórico – Jean Brunhes
Jean Brunhes viveu de 1869 a 1930. Brunhes é, no entanto o mais conhecido por geografia humana.
O conceito chave de Brunhes é o que se chama fatos essenciais, um modo de valorizar o dado visual e o empírico.
Viveu o imperialismo na África, onde na segunda metade do século XIX, a África foi colonizada e explorada por nações europeias como: Reino Unido,