jdhjdaad

1767 palavras 8 páginas
Sobre a ESCS
O Curso de Graduação em Medicina da ESCS foi delineado de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, mediante a adoção de um modelo pedagógico inovador, caracterizado por três princípios:
- Aprendizagem centrada no estudante que toma como pedra principal do ensino o aluno e não simplesmente o conteúdo, bombardeando-os com informações. “O curso não começa pelo conteúdo, tampouco pelas pressões curriculares externas, mas pelo aluno, que deve entrar em contato com os seus interesses, objetivos e expectativas e tonar-se agente da sua aprendizagem.”
- Ensino baseado em problemas que levanta questões a instigar o estudante. Como o por quê que está acontecendo de uma forma “X” e não “Y”, ou seja, provocando o aluno a pensar e não ser somente um agente passivo, mas totalmente ativo e construtor de seu conhecimento. O processo tradicional de formação de conhecimento baseia-se apenas na orientação cognitiva, com teoria e pratica repassada por um professor, este como principal agente, interagindo de maneira ativa, tornando assim o estudante, um agente passivo. Neste modelo não há incentivo, nem espaço, para desenvolver o auto aprendizado.
- Orientada à comunidade essa é a parte da pratica do conhecimento. Precocemente os estudantes são inseridos em serviços de saúde na comunidade, estabelecendo contato com pacientes e comunidade.
O novo conceito curricular do curso de graduação em medicina está assentado em três grandes eixos:
- Módulos Temáticos que seguem o ciclo vital do ser humano, partindo da saúde materno-infantil, passando pela adolescência até a idade adulta e a velhice, abrangendo os tipos de problemas mais frequentes em saúde, buscando as bases dos conhecimentos como: metabolismo; doenças resultantes da agressão ao meio-ambiente; a perda de sangue; dor; problemas mentais; dispneias; bioética; perda de peso. Geralmente são acompanhados de estágios em unidades de saúde hospitalares, extra hospitalares e na comunidade. Além de 27

Relacionados