Obesidade Infantil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Educação Física
Obesidade Infantil
Danielly Aparecida Belo de Campos
Belo Horizonte
Outubro / 2014
Danielly Aparecida Belo de Campos
OBESIDADE INFANTIL
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Ciências e Biologia da Saúde do Curso da Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Joelcio F. Pinto
Belo Horizonte
Outubro/ 2014
INTRODUÇÃO
Sabe-se que a obesidade (se não tratada) pode se tornar um grave problema de saúde pública, até mesmo, ser identificada como uma epidemia global. Nos dias contemporâneos, a obesidade está sendo identificada, com frequência, em crianças, ou seja, com até doze anos de idade ¹. Os dados do Ministério da Saúde indicam que uma em cada três crianças está acima do peso. Nesse sentido, alguns fatores são relevantes para o crescimento desta epidemia, são eles: a hipertensão arterial, doença cardíaca, oesteoartrite, diabetes tipo II e alguns tipos de câncer. Uma das consequências dessa doença, em crianças, pode ser identificada como, por exemplo, a baixo autoestima, que pode afetar o desenvolvimento tanto na vida escolar quanto qualquer outro relacionamento que tal criança venha a ter. Verifica-se também, que a obesidade se apresenta com frequência nos adolescentes e nos adultos. Portanto, é muito importante verificar se essas pessoas já apresentavam a obesidade quando crianças e saber como é o desenvolvimento dessa epidemia em uma criança e até onde pode chegar .
Tratar a obesidade não é só cuidar da parte estética da criança, mas , sim, permitir uma duração e uma qualidade de vida muito superiores às conseguidas com a manutenção ou agravamento do estado obeso. DAMIANI, (2011)
A obesidade pode ser encontrada com