escola de frankfurt
O ponto de partida iniciou-se a partir das reflexões da teoria marxista, teoria freudianaque analisava com detalhes elementos nova sobre o psiquismo das pessoas. A concentração da escola de Frankfurt teve como objetivo análise da sociedade de massa, buscando caracterizar a sociedade atual, na qual o de avanço tecnológico é colocado a serviço da reprodução da lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de garantir o apaziguamento e a diluição dos problemas sociais.
A origem dainstituição, teve como apoio o filosofo milionário de apenas 25 de idade, Felix Weil, pelo qual, foi intermediado por seu pai, o senhor Herman Weil. Judeu milionário, que obteve sua fortuna na Argentina, usando uma boa parte dela para financiare amparar o pessoal da instituição.
A escola de Frankfurt está ligada diretamente a chamada “ teoria critica” da sociedade, portanto, houve a criação também de conceitos como indústria cultural e cultura de massas. Indústria cultural é um termo difundido por Adorno e Horkheimer. Ela, por sua vez, foi a portadora da ideologia dominante e da cultura de massas. A indústria possui como atividade econômica, a produção de cultura visando o lucro. Os principais meios utilizados por essas empresas para que aumente o consumo do público e consiga atingir a sociedade como um todo, são os : jornais, rádios, revistas e canais. A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que ensina e informa osindivíduos cada vez mais cedo. E essa, foi uma das melhores formas de manipulação que a as empresas obtiveram sob o publico. Mostrando pessoas famosas utilizando o devido produto, dando a ideia de quem são os melhores, criando um mundo não acessível de acordo com o padrão de vida em que se vive.