jbkljk

1702 palavras 7 páginas
Direitos Humanos: Somos todos iguais?
Nem sempre os direitos humanos foram a pauta de discussões as que acontecem hoje nas sociedades contemporâneas.
No século XXI os direitos individuais e coletivos como a vida, a liberdade de escolha, o trabalho, a saúde e a segurança são considerados fundamentais.
Na Europa feudal, século X, a sociedade era ordenada de maneira diferente, com o poder, que leva consigo direitos e privilégios, nas mãos da Igreja católica fazendo com que os camponeses não tivessem privilégios, embora fossem estes que faziam todo tipo de trabalho como servos feudais e sustentavam a economia.
Percebemos assim, que atualmente temos essa noção de direitos que satisfaçam nossas necessidades básicas, mas em séculos passados não tínhamos. A partir do século XVII, quando há a transição do feudalismo para a sociedade burguesa, o tema direitos humanos começa a ser discutido.
Os direitos foram conquistados através de lutas socieais e com o passar dos séculos muitas pessoas lutaram e morreram em busca da liberdade de direitos, contra os reis absolutos que estavam acima de qualquer um e contra a escravização e a segregação étnica, entre outros motivos. Isso tudo para que as condições fundamentais de existência e igualdade fossem asseguradas a todos os seres humanos.
Por meio da mídia vemos que essa luta por direitos ainda continua, que nem todos os indivíduos possuem condições mínimas de existência e que necessidades fundamentais como alimentação e moradia não são asseguradas a todos de forma igual.
Os direitos humanos na era das revoluções burguesas
A Europa passava por transformações, na época das Grandes Navegações, entre os séculos XV e XVIII e os ideais político-sociais passaram a ser questionados por pensadores ingleses e, mais para frente, pelos iluministas.
Os iluministas eram intelectuais que viam o mundo baseado na razão e na liberdade de expressão dos seres humanos, assim eles procuravam disseminar esses ideais à toda a população.
Nesse

Relacionados