Java
O poder é o meio através do qual conflitos de interesses são, afinal, resolvidos. O poder influência quem consegue o que, quando e como.
Para ajudar a compreender a dinâmica do poder dentro da organização e identificar maneiras pelas quais os membros da organização podem tentar exercer a sua influência.
Autoridade Formal
Como o sociólogo alemão Max Weber apontou, o poder aparece quando as pessoas reconhecem que alguém é mandado considera como um dever de obedecer.
A autoridade legitimada tem sido fundamentada por uma ou mais das três características: carisma, tradição e burocrática. Carismática surge quando as pessoas vêm as qualidades especiais de um indivíduo. A tradicional aparece quando as pessoas respeitam os costumes práticos. A burocrática aparece quando as pessoas insistem que o exercício do poder depende da correta aplicação de regras formais e procedimentos. Cada um desses três tipos de autoridade se encontra nas organizações modernas.
O tipo obvia de autoridade formal na maior parte das organizações é o burocrático e esta tipicamente associada com a posição que alguém mantém, seja como gerente de vendas, contador, coordenador de projetos, secretária, supervisor de fábrica ou operador qualificado são definidas como termos de direitos e obrigações.
Controle dos recursos escassos
Para a existência de uma organização, depende de um fluxo adequado de recursos, tais como dinheiro, materiais, tecnologia, pessoal, bem como do apoio dos consumidores, dos fornecedores e da comunidade em geral. O poder associado a recursos está concentrado no papel do dinheiro o mais líquido de todos os recursos, podendo ser convertido em promoções, patrocínio, ameaças, promessas ou favores para comprar lealdade, serviço, apoio ou obediência irrestrita.
Uso da estrutura organizacional, regras e regulamentos
Este sistema e visto frequentemente como instrumentos racionais que pretendem ajudar no desempenho de uma tarefa. Uma visão política desses elementos,