Java
Professora Thaís Ramos Viegas
UML: Unified Modeling Language
NomeDaClasse
atributo : tipoDado metodo1() : tipoMetodo metodo2(parametro : tipoDado) : tipoMetodo
Atributo:
Atributo nada mais é que uma variável, pois em questão de funcionalidade fazem a mesma coisa. Ambos são endereços de memória que tem um espaço ou tamanho definido de acordo com o tipo de dado que será guardado, por exemplo: caracter, número, número decimal, etc.
Em Java, costumamos utilizar o termo atributo, que é nada além do que uma variável que está dentro de uma classe. Como tudo que fazemos em Java está contido dentro de uma classe, então usamos o termo atributo ao invés de variável.
Tipo de dados:
Os mais utilizados são: int : valores inteiros double : valores reais
String : caracteres em geral boolean : assumem true ou false
Declarando um atributo:
A declaração de um atributo especifica o seu nome, seu tipo e uma expressão opcional (que inicializa o atributo). Você pode dar qualquer nome ao atributo, desde que este nome não corresponda a uma palavra-reservada da linguagem. Por questões de padronização, o nome de um atributo sempre começa com uma letra minúscula.
Sintaxe de um atributo: modificador static tipo nome;
Exemplos: public static int idade; public static double salarioBruto;
Método:
É uma função na qual o programa deve realizar, são blocos de códigos que podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar do nosso programa.
Tipo de método:
Sem retorno: void : como o próprio nome diz, não tem retorno.
Com retorno: int : retorna um valor inteiro double : retorna um valor real
String : retorna caracteres boolean : retorna true ou false
Utilidades de um método:
Tudo que é possível fazer com os métodos, é possível fazer sem. Porém, os programas em Java ficariam enormes, bagunçados e pior: teríamos que repetir um mesmo trecho de código inúmeras vezes. Uma das grandes vantagem de se criar um método é sua