Crise de 1929
O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque caíram drasticamente. Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país.
Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. Neste ano, o Presidente americano New Deal. O New Deal, juntamente com programas de ajuda social realizados por todos os estados americanos, ajudou a minimizar os efeitos da Depressão a partir de 1933.
A pobreza e o desemprego cresceram muito em razão da crise de 1929. Com a alta taxa de desemprego, muitos estavam sem fonte de renda, não tendo mais como sustentar a si próprios e suas famílias. Como consequência muitos ficaram desabrigados. Além disso o desemprego fez com que a subnutrição tornasse-se comum entre a população dos países mais atingidos.
Muitas destas famílias se instalaram em favelas, onde as condições de vida eram precárias.
Nem todos as pessoas sofreram igualmente com a Grande Depressão. Para pessoas que conseguiram manter seus empregos (mesmo nos países mais afetados pela recessão), ou que dispunham de uma poupança considerável, o padrão de vida não mudou muito
Como legado, após o fim da Grande Depressão, muitos dos países mais severamente atingidos passaram a fornecer maior assistência social e econômica aos necessitados.
A Grande Depressão também gerou grandes mudanças na política econômica em vários dos