Java
As classes marcam a estrutura básica de um programa tanto em Java como na programação orientada a objetos em geral.
Uma classe é o produto de enfocar a programação aos dados mais que as funções. Portanto, uma classe é uma coleção de dados e, além disso, para operar com eles uma série de funções próprias da classe.
Além deste método básico de proteção dos dados, Java permite alguns mais que veremos agora.
Quando declaramos uma classe o primeiro que colocamos é o cabeçalho:
public class Fichas {(corpo da classe)}
A primeira palavra nos proporciona a possibilidade de dar permissões de acessos a nossa classe, as permissões são as seguintes:
• "Public": Uma classe "public" é acessível desde qualquer outra classe, não obstante para que isto aconteça deve ser primeiro acessível o "package" dessa classe "public". Para que um "package" seja acessível deve de estar no diretório que assinala a variável "CLASSPATH" que definimos ao instalar nosso ambiente Java e claro, ter permissão de leitura nesse diretório.
• "Package": É a opção por padrão em java, ou seja, se escrevermos: class Fichas {(Corpo da classe)}
É o mesmo que se escrevermos:
package class Fichas {(Corpo da classe)}
As classes "package" ( que podemos entender como as que não são "public" ) são acessíveis somente pelo seu próprio package.
Isto é relativo à acessibilidade das classes.
• “Private”: Só se pode acessar desde a própria classe.
• “Protected”: Pode-se acessar desde a própria classe, desde o mesmo "package" e desde qualquer "subclasse", porém não se pode ver desde uma classe de outro "package".
Quanto ao nome da classe consideraremos várias coisas. Deve obedecer ao convênio de nomes de Java e coincidir com o nome do arquivo ".java" no qual se salvará a classe. O normal é que cada classe seja incluída em um único arquivo, porém claro, pode nos interessar por algum motivo colocar várias classes em um único arquivo. Neste caso só pode haver uma classe