Java Server Pages
Introdução:
No inicio a Internet era estática, a falta de interatividade imperava, foi quando surgiu o CGI, a tecnologia CGI criava interatividade ao ambiente, mas não tornava simples o seu desenvolvimento. Entre as tecnologias de CGI mais utilizadas, destaca-se o PERL, linguagem poderosa, utilizada até hoje para administração de servidores. O grande problema de se desenvolver um CGI, além do desempenho, era a sua complexidade, a solução para simplificar o desenvolvimento WEB e passar para uma nova fase, surgiram as linguagens server-side scripts como ASP, PHP e JSP. Estas linguagens tornaram o desenvolvimento web mais ágil, simples e prático. Além de possuir um maior desempenho de aplicação, em um meio que a velocidade é essencial, isto garantiu o sucesso das novas linguagens de scripts.
JSP
JSP é o acrônimo para Java Server Pages, uma linguagem criada pela SUN gratuita, JSP é uma linguagem de script com especificação aberta que tem como objetivo primário a geração de conteúdo dinâmico para páginas da Internet. Podemos ao invés de utilizar HTML para desenvolver páginas Web estáticas e sem funcionalidade, utilizar o JSP para criar dinamismo. É possível escrever HTML com códigos JSP embutidos. Como o HTML é uma linguagem estática, o JSP será o responsável por criar dinamismo.
Uma pagina JSP possui extensão .jsp e consiste em uma página com codificação HTML e com codificação Java, inserida entre as tag´s , denominada scriptlets e funcionando da seguinte forma: o servidor recebe uma requisição para uma página JSP, interpreta esta página gerando a codificação HTML e retorna ao cliente o resultado de sua solicitação. A página JSP que foi interpretada pelo servidor não precisa ser compilada como aconteceria com um servlet java por exemplo, esta tarefa é realizada em tempo real pelo servidor. É necessário apenas desenvolver as páginas JSP e disponibilizá-las no Servlet Container (Tomcat, por