Java Script
Abstract. This work consists on a single explanation about several topics of the JavaScriptTM language (origin, project, specification, implementation and its uses).
Resumo. Este trablho consiste numa breve explicação sobre diversos tópicos da linguagem JavaScriptTM (origem, projeto, especificação, implementação e sua utilidade).
1. Introdução
1.1. Origem e Motivação
Em 1992, uma empresa chamada Numbus desenvolveu uma linguagem chamada Cmm (abreviação para C--, ou “C sem a carga pesada”), utilizada como linguagem de script integrável, mostrando ser possível possuir uma linguagem poderosa que ao mesmo tempo, fosse simples o suficiente para substituir as linguagens de macro[5]. Anos mais tarde com a revolução da Web, a Netscape desenvolveu sua própria linguagem de script, intitulada LiveScript, utilizada como uma extensão do código HTML (HyperText Markup Language) nas paginas Web. Adotado no fim do ano de 1995 pela Sun, este script foi rebatizado para JavaScript devido ao aquecimento pelo qual passava a linguagem de programação Java e se esperava que a linguagem de script lucrasse com a similaridade dos nomes[2].
A grande motivação para a criação da linguagem JavaScript foi a crescente necessidade de criar aplicações que rodassem na Internet sem fazer apelo aos recursos de servidor e memória. Isto permitiu ao JavaScript ser independente da máquina ou serviços do sistema operacional utilizados.
1.2. Versões de JavaScript
Ao mesmo tempo que a Netscape ia desenvolvendo e liberando comercialmente suas versões do Navigator, uma diferente versão do JavaScript é produzido para fornecer suporte ao Navigator.
Embora JavaScript seja originalmente implementada como linguagem de script para HTML em Netscape Navigator e LiveWire, esta especificação não fica restrita a uma aplicação ou browser em particular. A tabela seguinte lista a versão de JavaScript suportada por diferentes versões do Navigator.
Tabela 1