ALUGEL
Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial. Nos dias de hoje, com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.
O suprimento Tradicional
O sucesso das empresas parece relacionar-se à sua habilidade de operar em cadeias de suprimentos dinâmicas e virtualmente conectadas, e não pela atuação isolada e estática. Por conseguinte, as firmas que desejem integrar-se com outras dependerão fortemente da Tecnologia da Informação (TI). No entanto, há dúvidas quanto à capacidade das arquiteturas de TI habilitarem a conexão entre as empresas. Para enfrentar esse desafio, propõe-se, neste artigo, por meio de uma pesquisa-ação na Cia. Vale do Rio Doce – Departamento de Manganês – empresa minero-metalúrgica atuante no mercado global, um modelo de arquitetura informacional que habilite as empresas à participação em cadeias de suprimentos virtualmente integradas e descreve-se o processo implantação deste tipo de arquitetura na empresa em questão. Por fim, sugerem-se, com base nas evidências do caso, possíveis fatores críticos de sucesso, resultados obtidos e entraves para a implantação desta arquitetura, que podem servir de recomendações práticas para outras