jashdjasd

678 palavras 3 páginas
1. BISTURI ROMPE TECIDOS SEM CORTA-LOS - Enquanto os bisturis tradicionais fazem cortes nos tecidos, o invento da USP rompe temporariamente as ligações celulares. Para realizar a abertura da superfície, a parte inferior do instrumento vibra em frequência ultrassônica, um procedimento invisível ao olho nu. Feita de titânio, a ponta se movimenta constantemente, gerando calor e resultando no rompimento das ligações das proteínas que compõem os tecidos.
Para que atinja uma frequência ultrassônica, o bisturi é composto por transdutores que convertem energia elétrica em mecânica. Feita de um material cristalino denominado piezoelétrico, a tecnologia se deforma e produz som ao receber um impulso elétrico. Ao passar por um conversor, essa potência acústica é amplificada e gera uma vibração longitudinal na haste do bisturi.
2. CABECA ROBOTICA RECONHECE E IMITA EXPRESSOES HUMANAS - O reconhecimento de expressões faciais e a reprodução dessas características em uma cabeça robótica, permitindo a interação com seres humanos, foi o tema da pesquisa de mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional da aluna Valéria de Carvalho Santos, da Universidade de São Paulo (USP). Com uma simples webcam e um software de reconhecimento facial, o protótipo detecta pontos estratégicos da face e determina o tipo de expressão do usuário naquele momento. O robô é capaz de perceber cinco expressões: neutra, alegria, raiva, surpresa e tristeza. A partir desse diagnóstico, inicia o processo de imitação.
3. Google Glass ajuda deficientes físicos a terem mais autonomia
Tammie Van Sant ficou paralisada em um acidente há cerca de 20 anos. Testou várias funcionalidades para tentar realizar algumas tarefas sozinha, mas nenhum funcionou. Até que este ano a californiana ingressou no programa Google Glass Explorer, e os óculos do Google mudaram sua vida. Com o produto, ela consegue navegar na internet, fazer ligações e tirar fotos sem precisar do auxílio de outras pessoas.
4.

Relacionados