Jardines perasa e Sor Juana
6235 palavras
25 páginas
Nas questões de 1 a 40, marque, em cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas.CONHECIMENTOS BÁSICOS
Texto para as questões de 1 a 3
1
4
7
10
13
16
19
22
25
28
31
34
37
40
43
Quem trabalha no magistério, sentindo as agruras e os percalços do dia-a-dia, leva sempre consigo uma esperança.
Quem trabalha no magistério, olhando sensivelmente para o semblante e para as necessidades dos educandos, leva sempre consigo a confiança. Quem trabalha no magistério, vivendo um rol imenso de dificuldades, leva sempre consigo a idéia de luta e de conquista.
Esperança, confiança e conquista são noções que devem ser aqui entrelaçadas. Os homens fazem a história quando se movimentam no horizonte da esperança. Os homens superam as circunstâncias vividas no presente quando, juntos, em uma mesma motivação, compartilham a confiança. Os homens estabelecem novas formas de convivência e de ação social quando se situam no horizonte das conquistas.
A esperança, essa característica exclusivamente humana, nos dirige para dias melhores que os atuais, fazendo nascer a idéia de um Brasil onde não mais existam injustiça, discriminação e marginalização social. A confiança, desenvolvida e amadurecida nos processos de convivência e de diálogo, nos diz que existem outras pessoas — coparticipantes desses processos — que percebem a necessidade de união e mobilização para a transformação da sociedade. A conquista, somada à esperança e à confiança entre homens colados em um mesmo propósito, dirige a ação coletiva para o enfrentamento e a superação de determinadas contradições da realidade.
Enganam-se os radicais do determinismo! Os professores praticam em suas vidas a esperança e a confiança; por isso mesmo, em que pese a demagogia discursiva dos políticos incompetentes, os professores não foram