jaques maritaim

451 palavras 2 páginas
JAQUES MARITAIN E O HUMANISMO INTEGRAL
O sistema filosófico maritainista exerceu profunda influência no pensamento ocidental durante o século XX. Mormente no Brasil, onde tal sistema foi disseminado amplamente pelos neotomistas. Um dos maiores divulgadores do maritainismo foi o fundador do CESMAC, Pe. Teófanes Augusto de Araújo Barros. Filósofo, teólogo e pedagogo alagoano, Pe. Teófanes chegou a criar, em Maceió, o Centro de Estudos Jacques Maritain, para difundir e aprofundar as idéias do pensador católico francês. Homem erudito e extremamente idealista, Pe. Teófanes aderiu integralmente ao corpo doutrinário de Maritain, com o qual se correspondeu através de cartas por algum tempo. Professor de História da Filosofia no Seminário de N. Srª da Assunção, na Capital alagoana, Pe. Teófanes conseguiu catalizar a admiração de vários intelectuais às teses maritainistas, sendo que muitos deles acabaram, tornando-se seguidores de tais teorias, aumentando, assim, o número de adeptos do maritainismo.
Jacques Maritain, literato e filósofo neotomista francês, nasceu em Paris, no ano de 1882. Vinculado na primeira juventude ao socialismo revolucionário, converteu-se ao catolicismo em 1906, com sua esposa Raíssa, influenciado por Léon Bloy, tornando-se, desde então, o expoente máximo do neotomismo no século XX. Maritain refletiu muito e apaixonadamente sobre a situação da sociedade moderna, sua cultura, seus ideais, sua condição moral, política e religiosa. Como fruto dessas reflexões nasceu a sua célebre teoria do Humanismo Integral, que alcançou ressonância máxima no campo da filosofia político-social. O arguto pensador cristão faleceu em Toulouse (França), no ano de 1973, após uma profícua existência e uma fértil produção intelectual.
O presente artigo pretende, exatamente, enfocar a doutrina do Humanismo Integralde Jacques Maritain. Para tanto, é claro, faz-se mister a contextualização do chamado“corpus maritainista” no quadro geral da Filosofia Cristã Contemporânea,

Relacionados