jao da escola
Resultados e Discussões
AMOSTRA 1:
Em um tubo de ensaio colocamos um pequena quantidade da amostra 1 (liquido) e solubilizamos em água, e constatamos que não era solúvel e que era mais densa que água. Em outro tubo de ensaio repetimos o procedimento só que solubilizado em NAOH (hidróxido de sódio) obtendo o mesmo resultado insolúvel tendo uma aparência turva. Após isso solubilizamos a amostra em HCl 5% como o mesmo resultado. Repetindo o procedimento agora com H2SO4 96% (ácido sulfúrico) sendo a amostra solúvel com reação térmica. Solubilizando em H3PO4 85% (ácido fosfórico) tendo a amostra solúvel e também com reação térmica, contatando que a classe de solubilidade do composto é N1 (Álcoois, aldeídos, metil cetonas, cetonas cíclicas e ésteres contendo somente um grupo funcional e número de átomos de carbono entre cinco e nove; éteres com menos de oito átomos de carbono; epóxidos.).
AMOSTRA 2:
Em um tubo de ensaio colocamos um pequena quantidade da amostra 2 (solido) solubilizamos em água, sendo ela insolúvel, fazendo a mesma análise com solvente NAOH temos o resultado de solubilidade positivo, passamos a etapa seguinte que era solubilizar em NaHCO3 5% (bicarbonato de sódio) concluindo que era insolúvel, sendo classificado como A2 (Ácidos orgânicos fracos: fenóis, enóis, oximas, imidas, sulfonamidas, tiofenóis com mais de cinco átomos de carbono, -dicetonas, compostos nitro com hidrogênio em , sulfonamidas.).
AMOSTRA 3:
Em um tubo de ensaio colocamos um pequena quantidade da amostra 3 (solido) dissolvendo-o em água, sendo nela solúvel, na etapa seguida solubilizamos em éter, solubilizando também, nesta mistura colocamos o tornassol e ele não altera tendo pH neutro com classe S1 (Álcoois, aldeídos, cetonas, ésteres, nitrilas e amidas monofuncionais com cinco átomos de carbono ou menos.).
AMOSTRA 5:
Em um tubo de ensaio colocamos um pequena quantidade da amostra 5 (solido) solubilizando em água, tendo