JAILSON DESAFIO PROFISSIONAL
A história do mundo mostra que a construção civil sempre existiu para atender asnecessidades básicas e imediatas do homem sem preocupação com a técnica aprimorada em um primeiro momento. O homem pode ser qualificado diferencialmente dos demais seres vivos por inúmeras características, entre elas se inclui o dinamismo de produzir e transformar continuamente suas técnicas através de aperfeiçoamento e estudo contínuo dos resultados.
A constituição das cidades exigiu qualificação e técnicas mais apropriadas e vantajosas para se construir edifícios cada vez mais sustentáveis. Surgem as edificações concebidas com responsabilidade social.
O Brasil vem passando desde a década de 1950, com consequente adensamento dos centros urbanos, tem feito com que muitas cidades brasileiras, em especial aquelas que cresceram de forma acelerada, sofram graves problemas ambientais, sócias e sanitárias.
Os problemas sanitários são provocados principalmente pelo gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos urbanos (RSU), entre eles os resíduos provenientes da indústria da construção civil. Estes entulhos são lançados de forma desordenada nas ruas, praças, córregos e terrenos baldios provocando riscos ao ser humano e ao ambiente.
2.DESENVOLVIMENTO
Este trabalho apresentará a partir do processo evolutivo dos conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável uma análise de algunsempresasdiante da expectativa e de alternativas sustentáveis próprias a cada caso emdeterminado momento, quando de sua concepção, e explicitar as vantagens oriundas naquele contexto.
Produzidos em todas as atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição e de volume, variam em função das praticas de consumo e dos métodos de produção. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagem).
Os perigos produzidos sobretudo pela indústria são particularmente preocupantes,