O Espectro Da Esperan A Resenha Cr Tica
Professor:
Disciplina:
Aluna: Sellicy Valéria de Souza Arvelos – 3° Período
Esperança: imagem fantástica, fruto do prisma da globalização ou luz na escuridão?
Otimismo é diferente de esperança
O documentário “The Spectre of Hope” ou “O espectro da esperança” (em português), filme coproduzido pelas emissoras BBC (Inglaterra) e HBO (Estados Unidos) e pela tevê a cabo GNT, produzido em 2002 por Tim Robbins, ator americano, e dirigido por Paul Carlin, cineasta inglês, analisa o livro Êxodos do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, através de um bate-papo leve e descontraído entre este e o crítico de arte inglês John Berger.
O livro Êxodos, fruto das viagens empreendidas por Salgado através de 43 países, ao longo de 6 anos, transforma o próprio fotógrafo num andarilho das estradas, num migrante fruto da face mais perversa da globalização, bem como seus fotografados, que se deslocam em meio a paisagens desoladas resultantes das crises econômicas, geradas por grandes corporações financeiras.
O início do documentário, as citações escolhidas por Berger e a trilha sonora, são tão lúgubres que, a princípio, o telespectador não consegue perceber onde poderá haver esperança. Até o próprio contraste entre a bucólica paisagem colorida dos Alpes franceses e as fotografias em preto e branco de Salgado faz com que se perca, no início, sentido do título do documentário. Porém, ao longo do mesmo, através das análises feitas por Sebastião Salgado das fotos apresentadas, surge o real sentido da palavra esperança.
As pessoas e fotografadas, apesar das mazelas de que são acometidas pela atrocidade das guerras, doenças, miséria, descaso, abandono, se apegam a um fio de esperança, lutam contra o desespero, tentam encontrar estabilidade nas instabilidades. Como salienta Salgado, o ser humano é altamente adaptável, adapta-se até à morte, porém não pode ser indiferente a ela.
O grande trunfo do documentário é nos